O Natal Iluminado ainda está bem presente nos corações dos tangaraenses. Aos poucos a iluminação e ornamentação que compuseram o clima natalino vai sendo desmontada e o momento é de avaliar os resultados da última das grandes campanhas que são realizadas ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Welington Machado Rondon, titular da pasta, salienta que além do Natal Iluminado, as festividades relativas ao aniversário de Tangará da Serra e o Arraiá da Serra são os eventos que demandam maior atenção e dedicação ao longo do ano, mas não são os únicos.
A área de atuação da Secretaria de Cultura e Turismo é grande e para uma percepção maior do que foi feito ao longo de 2022 separamos as ações entre eventos da área cultural e ações que são ligadas ao setor de turismo. No campo da cultura, conforme o Secretário Welington Machado é preciso destacar a publicação e execução dos editais de fomento que permitiram a realização, apenas para citar um exemplo, da “Semana da Comunidade”, no Distrito de Progresso, onde foram desenvolvidas uma série de atividades culturais.
Os festivais de dança, teatro, de música, a feira do Artesanato e a Expoart, também são frutos dos recursos canalizados pelos editais de fomento lançados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Na outra ponta, o trabalho de atualização constante do cadastro dos artistas e a conscientização dos mesmos, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo foi fundamental para que os recursos, ainda que não totalmente suficientes, chegassem aos produtores culturais.
O prefeito Vander Masson ressaltou que o Natal Iluminado com a Vila do Natal sendo a atração principal, foi bastante elogiada. Masson lembrou ainda o projeto de etnoturismo, desenvolvido junto às aldeias indígenas, que compõem 51% da extensão territorial de Tangará da Serra, bem como o fortalecimento do turismo rural nas adjacências do município.
“É um setor que teve grandes desafios em 2022 e eles foram cumpridos, atendendo as expectativas da população. Em 2023 esses desafios são ainda maiores, porque quando se faz algo que agrada a população, a exigência aumenta. Mas o secretário Welington, popular Japa, juntamente com toda a sua equipe estão fazendo um trabalho bastante produtivo à frente da cultura e do turismo em Tangará e tenho certeza que os projetos e eventos serão a altura do que Tangará merece”, afirmou.
O Secretário Welington Machado ressaltou que as ações promovidas pela pasta alcançaram milhares de pessoas (estima-se em 25 mil). As oficinas de capacitação para artistas, a biblioteca itinerante e os eventos realizados em conjunto com outras secretarias, como por exemplo o “Tangará em Ação”, na Escola Marechal Rondon auxiliaram os produtores e foram opções de entretenimento aos tangaraenses que puderam assistir shows de música com artistas locais, regionais e em algumas ocasiões de nível nacional, apresentações de encerramento das oficinas, prestigiar feiras ou a qualquer outro evento sempre de forma gratuita. As oficinas culturais promovidas e realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo atendem mais de 6 mil alunos ao longo do ano.
Quando o assunto é turismo, as ações são mais pontuais: a preservação da Casa de Rondon está em andamento. Em 2021, a centenária construção localizada no Assentamento Antônio conselheiro começou a ser reformada (paredes, janelas, telhado e piso receberam melhoramentos).
A programação neste ano visa instalar a parte elétrica e hidráulica, bem como concluir os estudos para implantar o “Caminho Casa de Rondon”, última etapa para efetivar aquele que será certamente um dos mais importantes pontos turísticos de Tangará da Serra. A Secretaria de Cultura e Turismo acompanhamento às obras do Centro de Eventos, em parceria com o governo do estado.
Além dessas ações, a SECULTUR está trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Turismo, estabelecendo as metas para os próximos 10 anos. Outra novidade é a atualização do banco de imagens e vídeos dos pontos turísticos de Tangará da Serra, necessidade urgente que será atendida para divulgar melhor o trade turístico do município, demonstrando todo o seu potencial para o mundo por meio das redes sociais.
Paralelamente, alguns eventos estão sendo realizados sempre com maiores investimentos, mais elaborados e consequentemente com maior público. É o caso do “Arraiá da Serra”, que já chama a atenção de toda a região, movimentando o setor no mês de junho ou julho quando é realizado.
Neste ano, explica o Secretário de Cultura e Turismo Welington Machado, os eventos devem ser ainda maiores, não apenas os principais: aniversário de Tangará da Serra, Arraiá da Serra e Natal Iluminado, mas eventos que até então não tiveram tanta visibilidade. É o caso da Feira Regional de Turismo e a Feira Botânica. Esta última será realizada pela primeira vez e vai reunir floristas e empresas que produzem e comercializam plantas ornamentais e de reflorestamento.
A Festa dos Estados, realizada no aniversário de emancipação político-administrativa do município e as atrações que envolvem as festividades costumam atrair visitantes de toda a região, movimentando a rede de restaurantes e hotéis.
O melhoramento do serviço de apoio, que vai desde o atendimento nos postos de combustíveis à sinalização das ruas e avenidas, são objeto constante de capacitação. Senar, Empaer e a própria Secretaria de Cultura e Turismo ofereceram treinamentos ao longo do ano passado.
Agora, em 2023 novos cursos estão programados bem como uma importante atualização na sinalização turística, sob acompanhamento do Sebrae, que iniciou importante consultoria direta na reta final de 2022.
Welington Machado aponta ainda a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura como uma das mais importantes ações realizadas no ano de 2022.
O Conselho tem permitido, por exemplo, a aplicação das Leis “Paulo Gustavo” e “Aldir Blanc”, que são instrumentos de apoio e incentivo à cultura, financiam projetos que só podem ser implementados com a sua supervisão.
Outro apontamento de Welington foi o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, cada vez mais consolidado no acompanhamento das atividades desenvolvidas pela gestão na área turística em nosso município.
O calendário de eventos de 2023 já está publicado (confira anexo). Além dos já mencionados podemos destacar ainda os festivais culturais que serão abertos a todos os artistas (não dirigido apenas aos participantes das oficinas da secretaria.)
Alguns eventos podem ser incluídos no decorrer do ano realizados pela Secretaria ou com a participação desta como apoiadora no todo ou em partes.
Clairton Weber – Assessoria de Imprensa
Comments