Os mais de quatro mil litros de paraquat e 140 quilos de thiametoxam apreendidos em Tangará da Serra na última sexta-feira (07), durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), são contrabandeados do Paraguai e são produtos proibidos de comercialização e consumo no Brasil.
De acordo com a PRF, a apreensão realizada no último dia 7 de outubro gerou um prejuízo superior a R$ 500 mil ao crime organizado.
A abordagem ao veículo ocorreu durante a Operação Hórus/Guardiões da Fronteira, na MT-358. Na ocasião observou-se que no compartimento de carga da pick-up haviam diversos galões brancos e ao abri-los constatou-se serem agroquímicos contrabandeados do Paraguai. Um total de 600 litros.
Ao ser questionado pelos policiais, o motorista do veículo afirmou que apenas levaria o produto até uma empresa da região. Diante do fato foi realizado acompanhamento até o local e constatada a existência de mais quatro mil litros de paraquat e os 140 quilos thiametoxam.
Em 2022 a PRF registrou a apreensão de mais de 100 toneladas de agroquímicos ilegais nas rodovias federais de Mato Grosso.
“Além dos potenciais danos a saúde dos consumidores e ao meio ambiente que podem decorrer do uso de agroquímicos ilegais, o contrabando também gera uma concorrência desleal com os empresários e agricultores que buscam comprar e vender os produtos dentro da lei”, pontua a PRF.
Com Canal Rural
Comments