top of page
Foto do escritorDa Reportagem

Alerta: Golpe da falsa fatura de energia em Tangará da Serra




Em Tangará da Serra, o número de pessoas que recorrem à Polícia Civil e ao Órgão de Defesa e Proteção ao Consumidor (Procon) tem crescido e muitas das queixas e denúncias ocorreram por falta de atenção.


Um dos casos de maior destaque na delegacia são as vendas de carros e motocicletas com preços abaixo do valor real, o que atrai a vítima que efetua o pagamento e jamais recebe o veículo acordado. No caso do Procon, os casos mais recentes são do golpe da fatura de energia.


“São faturas da Energisa falsas e nós estamos vendo como proceder”, informa a coordenadora do Procon, Ana Lúcia Moura Vieira da Silva, que dá dicas importantes para o cliente se precaver.


“Se o pagamento for por Pix você deve observar com todo cuidado o nome do recebedor que aparece. Nesse caso, tem que ter o nome da Energisa e se for outro, já sabe que é golpe”.


No caso do golpe da energia, o cliente faz a busca pelo nome da empresa credora e os falsários tem uma forma de fazer com que o link falso esteja no topo da pesquisa e assim, em um momento de correria ou desatenção, a pessoa imprime a fatura falsa. Uma das orientações nesse caso, é verificar o nome que ao invés de Energisa está Energia.


Conforme a coordenadora, outro meio que os golpistas utilizam, é o envio de link que, quando aberto, dá acesso à conta do cliente.


“Jamais clique em um link, porque a partir daí, o golpista tem a oportunidade de entrar em sua conta e fazer o que ele quiser”, orienta.


Fonte: Diário da Serra

댓글


bottom of page