top of page

Alunos da Rede Estadual de Campo Novo do Parecis conquistam vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica


ree
Estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, de Campo Novo do Parecis (150 km de Tangará da Serra), conquistaram uma vaga para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição estadual foi realizada nesta sexta-feira (29.8), no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá.

A equipe Legobots, formada por alunos do 3º ano do Ensino Médio, brilhou na modalidade prática da OBR e agora representará Mato Grosso em Vitória (ES), no mês de outubro. Caso avancem, os jovens talentos ainda poderão alcançar a RoboCup Mundial, um dos maiores eventos de robótica do planeta.

“As escolas estaduais dominaram o pódio. Esse resultado é fruto de uma gestão pública eficiente e de investimentos consistentes na nossa educação. Ainda estamos em êxtase e quase sem acreditar na grandeza desse feito”, destacou o diretor da escola, Júlio Cezar Maia.


A etapa estadual contou com 39 equipes de escolas estaduais, privadas, federais e municipais. Entre as nove representantes da rede estadual estavam times de São José dos Quatro Marcos, Canabrava do Norte, Várzea Grande e Aripuanã. Mato Grosso garantiu dois dos três primeiros lugares no pódio, evidenciando o talento e a dedicação dos estudantes da rede pública.


Na modalidade prática, os competidores tiveram o desafio de montar e programar robôs, físicos ou virtuais, além de criar apresentações artísticas utilizando tecnologia. O objetivo é estimular trabalho em equipe, criatividade e pensamento científico.


Premiações

Além das vagas para o nacional e para o mundial RoboCup, a Olimpíada Brasileira de Robótica concede medalhas, certificados e bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. As premiações reconhecem não apenas o desempenho nas provas, mas também o design dos robôs, a lógica de programação e a colaboração entre os estudantes.

 
 
 

Comentários


bottom of page