Alunos da Rede Estadual de Campo Novo do Parecis conquistam vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica
- Da Reportagem
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, de Campo Novo do Parecis (150 km de Tangará da Serra), conquistaram uma vaga para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição estadual foi realizada nesta sexta-feira (29.8), no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá.
A equipe Legobots, formada por alunos do 3º ano do Ensino Médio, brilhou na modalidade prática da OBR e agora representará Mato Grosso em Vitória (ES), no mês de outubro. Caso avancem, os jovens talentos ainda poderão alcançar a RoboCup Mundial, um dos maiores eventos de robótica do planeta.
“As escolas estaduais dominaram o pódio. Esse resultado é fruto de uma gestão pública eficiente e de investimentos consistentes na nossa educação. Ainda estamos em êxtase e quase sem acreditar na grandeza desse feito”, destacou o diretor da escola, Júlio Cezar Maia.
A etapa estadual contou com 39 equipes de escolas estaduais, privadas, federais e municipais. Entre as nove representantes da rede estadual estavam times de São José dos Quatro Marcos, Canabrava do Norte, Várzea Grande e Aripuanã. Mato Grosso garantiu dois dos três primeiros lugares no pódio, evidenciando o talento e a dedicação dos estudantes da rede pública.
Na modalidade prática, os competidores tiveram o desafio de montar e programar robôs, físicos ou virtuais, além de criar apresentações artísticas utilizando tecnologia. O objetivo é estimular trabalho em equipe, criatividade e pensamento científico.
Premiações
Além das vagas para o nacional e para o mundial RoboCup, a Olimpíada Brasileira de Robótica concede medalhas, certificados e bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. As premiações reconhecem não apenas o desempenho nas provas, mas também o design dos robôs, a lógica de programação e a colaboração entre os estudantes.
Comentários