Os números apresentados preliminarmente pelo IBGE, apontando Tangará da Serra com pouco mais de 100 mil habitantes não agradaram, pois está óbvio que não condizem com a realidade. A estimativa oficial era de 107.631 habitantes ainda em 2021. Agora, já em dezembro de 2022 os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tinham registrado 100.784 habitantes (totalizados até 25/12/2022).
Apesar de ser um número expressivo e colocar o município entre os 300 maiores do país não parece ser o que espelha a realidade, principalmente se considerado o número de eleitores e de crianças em idade escolar matriculadas nas instituições de ensino sediadas no município.
Para melhor compreender ou ao menos embasar algum questionamento sobre a população informada na prévia do IBGE, basta observar que a população do município vinha num crescimento vertiginoso nas últimas décadas: em 2000 eramos 58.840 habitantes, em 2010 84.076 habitantes e conforme citado anteriormente, a estimativa da população em 2021 (em 2020 não houve o censo por causa da pandemia de Covid-19), era de 107.631 habitantes.
A rede municipal de educação atendeu em 2022 exatos 12.410 alunos e na primeira semana de 2023 já tem matriculados 8.279. A expectativa dos servidores ligados à Secretaria Municipal de Educação é que neste ano o número de crianças a serem atendidas do maternal aos anos finais do Ensino Fundamental seja ainda maior. Na Rede Estadual de Educação, que atende aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio estiveram matriculados 10.303 alunos em 2022. A esses números devem ser somados os alunos atendidos pelas dezenas de escolas da iniciativa privada existentes no município, faculdades (UNIC e FAEST) e também os acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso que mantém nove cursos regulares no campus de Tangará da Serra.
O número de eleitores cadastrados no Tribunal Eleitoral (72.300) também é um indício de que os habitantes de Tangará da Serra são bem mais do que esses 100 mil que apareceram na contagem preliminar do IBGE. Por fim, ainda pode ser considerado o número expressivo de crianças de zero a cinco anos (6.605) vacinadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Eleitores estudantes e crianças de alguma forma aparecem na contagem geral, mas talvez não estejam todos. Os dados oficiais e definitivos serão conhecidos ao final de fevereiro. Até lá segue a contagem. A Prefeitura Municipal lançou uma campanha de apoio ao IBGE onde os residentes que ainda não responderam ao Censo 2022 podem se manifestar. Assista ao video!
Estima-se que ao menos, no final da conta, a população estimada para 2021 seja atendida. Mas as expectativas mais otimistas apontam para pelo menos 115 mil pessoas. O número de residentes é um dado importante para o cálculo de repasses de recursos da União aos municípios. Ter uma população grande e não registrada oficialmente significa oferecer serviços públicos e não receber dinheiro para isso.
Com informações de Clairton Weber – Assessoria de imprensa
Comments