A população estimada de Tangará da Serra é de 107.631 pessoas (2021). Em 2020 o recenseamento (conjunto de operações que consiste em recolher e agrupar dados demográficos de um determinado território) não foi realizado por conta da pandemia de Covid-19 e, agora, quase dois anos depois o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE começou as pesquisas para o censo de 2022 em todo o país e é claro no município de Tangará da Serra.
A previsão é visitar todos os domicílios até o final do mês de outubro, conforme revelou a Coordenadora Censitária de Subárea, Lidiane Andrade. Ela explicou que o censo acontece a cada dez anos (o último foi em 2010). De acordo com Francklin Reis, Coordenador de Subárea da região de Barra do Bugres, o censo é base para gestão de políticas públicas, direcionamento correto de recursos e outros estudos, ou seja, participar e responder corretamente a pesquisa significa ajudar no desenvolvimento do país e construir a realidade atual do Brasil.
É muito importante que as pessoas recebam bem os recenseadores e, principalmente respondam corretamente as perguntas, informando com a maior precisão possível os dados solicitados. O levantamento é feito para saber dados socioeconômicos sobre a população do país, quantidade de pessoas, as condições de saneamento básico em que vivem, educação, saúde, emprego, entre outros.
Os coordenadores do censo explicaram que os recenseadores estão devidamente identificados, com vestimenta e crachá que permite uma verificação mais apurada. De forma que não há motivos para não receber o recenseador. Mais de cinquenta pessoas estão trabalhando neste momento nas ruas e avenidas de Tangará da Serra. Na próxima semana, inclusive, os recenseadores estarão na zona rural do município.
Os resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município devem ser publicados em dezembro de 2022.
Clairton Weber e Julia Ribeiro – Assessoria de imprensa
Commentaires