Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023 divulgado nesta quinta-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta aumento de 3,5% em Mato Grosso, alcançando produção de 89,5 milhões de toneladas.
O milho deve ser a cultura com o maior volume produzido no estado, com mais de 44 milhões de toneladas, o que representa alta de 7,2%, em relação à temporada anterior. Em seguida, vem a soja, com pouco mais de 41 milhões de toneladas, mas com queda de 0,8%, quando comparado com à última safra.
O algodão deve ter produção maior e pode fechar o ano com 5 milhões de toneladas, o que significa uma alta de quase 18%. Isso se deve pela estimativa de menor produtividade, que deve ser afetada pelo clima.
De acordo com a Conab, Mato Grosso aparece em segundo lugar, com o maior índice da semeadura do grão – com 8,9% – ficando atrás do Paraná, com 9%. Na sequência, aparece Mato Grosso do Sul, com 6%.
Ao longo do ano, a Conab divulga 12 balanços sobre a safra anual. Segundo o órgão, o levantamento publicado é o primeiro e, por isso, pode haver mudanças nos próximos comunicados, inclusive por influência das condições climáticas.
Fonte: G1 MT
Comments