top of page

CULTIVANDO ÁGUA BOA Gestão Municipal apoia projeto de recuperação das nascentes dos rios Queima-pé e Ararão

O Prefeito Municipal, Vander Masson, participou na manhã desta terça-feira, dia 19/03, do lançamento do projeto "Cultivando Água Boa Tangará", realizado pelo Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC) e pelo Rotary Club Tangará da Serra Cidade Alta, recebendo total apoio da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra. O lançamento, com plantio de mudas de árvores nativas, aconteceu na Nascente 060, afluente do Rio Queima-pé.


Alunos dos Centros Municipais de Ensino Fábio Diniz Junqueira e Décio Burali, e do Colégio Avance, participaram do lançamento e tiveram a oportunidade de plantar árvores nativas que em breve transformarão o cenário dessa localidade.


Para o Prefeito Vander o projeto é primordial para Tangará da Serra, pois representa a recuperação e conservação de rios importantes situados no entorno da cidade, além de promover a conscientização da população, em especial das crianças. “São dois fatores importantes que merecem destaque nesse projeto: primeiro o fato de promover a recuperação das nascentes dessas duas bacias e por outro lado ter as crianças aqui participando isso significa conscientização”, destacou.


Masson lembra que Tangará da Serra enfrentou situações críticas de abastecimento de água ao longo dos últimos anos e que recuperar e conservar o Queima-pé e demais rios do município é o primeiro passo para garantir um futuro com segurança hídrica.


"Este projeto visa a revitalização das bacias dos rios Queima-pé e Ararão, trabalhando especificamente em cima das nascentes. Hoje estamos trabalhando aqui nessa nascente, a Nascente 060, é um corpo hídrico que deságua no Queima-pé, essa é apenas a primeira nascente que vamos recuperar", destacou Vitor Azarias Campos, Presidente do Rotary Cidade Alta.


Ele explica que os trabalhos incluem a desobstrução do olho d’água, a implantação de curvas de nível para evitar enxurradas, além do reflorestamento num raio de 50 metros no entorno da nascente e a instalação de dezenas de drenos para infiltração das águas das chuvas.


A estudante Emanuele, do CME Décio Burali, ouviu atentamente os objetivos do projeto e ao ser questionada sobre a importância da ação, ela tem uma resposta na ponta da língua. "Plantando árvores e cuidando do meio ambiente vai evitar esse calor, que nos últimos dias fez muito calor, ajuda a ficar menos quente e também a acumular água [no lençol freático] para no futuro a gente ter água", disse.


Participaram do lançamento do projeto a Primeira-dama, Silvana Ló Masson, o Secretário de Meio Ambiente, Palmínio Garrido, o Secretário de Infraestrutura, Magno César Ferreira, o Diretor do Samae, Marcos Scolari, o Governador do Rotary - Distrito 4440, Jânio Sidney Bonfochi, Secretários Municipais e outras autoridades do Município.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria Fotos: Neusino Pereira/Assessoria

Kommentare


bottom of page