Eficiência na criação de bovinos em chácara de Tangará da Serra é destaque nacional
- 8 de abr.
- 2 min de leitura

Uma pequena propriedade rural em Tangará da Serra tem se destacado pela eficiência na terminação de bovinos. O projeto é destaque estadual, sendo repercutido pelos sites Canal Rural e Agro MT. Com apenas oito hectares, a Chácara Confiança mais que dobrou sua capacidade produtiva em três anos, graças à orientação técnica do Senar Mato Grosso. Localizada a menos de 15 km do centro da cidade, a propriedade é administrada pela família Olochove, que trocou a vida urbana pelo campo em busca de qualidade de vida e realização de um antigo sonho.
A mudança começou em 2014, quando Marilucia e sua família se mudaram de Sorriso para Tangará da Serra. Ao invés de adquirir uma casa urbana, optaram por uma chácara e iniciaram a criação de gado de corte. O início foi modesto, com apenas dez cabeças. Aos poucos, a família implementou o semi-confinamento, depois o confinamento, ampliando a produção.

A chegada do filho caçula, Antoniel, durante a pandemia, impulsionou ainda mais o negócio. Ex-nadador profissional, ele trocou o esporte pelo campo e passou a se dedicar à pecuária. Percebendo a necessidade de profissionalizar o manejo, buscou conhecimento técnico e passou a aplicar melhorias na propriedade, como mudanças no sistema de alimentação e estrutura.
A virada ocorreu com a chegada da técnica Janaína Rosolem, do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT. Ela ajudou a organizar o planejamento da produção, com foco na idade ideal dos animais para o confinamento, na alimentação adequada e na silagem. As mudanças trouxeram ganhos significativos, como maior rendimento de carcaça e ganho de peso dos animais em menos tempo.

A parceria rendeu frutos: a produção saltou de 100 para 268 animais em apenas sete meses, com uma média impressionante de quase 33 animais por hectare ao ano. Os bons resultados transformaram a Chácara Confiança em referência local. Um vídeo produzido por Janaína sobre a experiência na propriedade venceu o Concurso Nacional de Vídeos Educativos do Senar Central.
A técnica destaca que a abertura da família foi essencial para os resultados e que as mudanças não exigiram grandes investimentos, mas sim ajustes de rotina e manejo. O caso serve de exemplo para outros produtores da região, mostrando que é possível evoluir com o que se tem, desde que se adote uma gestão eficiente e estratégica.

Com os pés no chão e os olhos no futuro, Antoniel já planeja dobrar a produção anual, chegando a 800 cabeças. Para isso, pretende melhorar a pastagem e a eficiência geral da propriedade. A história da Chácara Confiança mostra como o apoio técnico, aliado à dedicação familiar, pode transformar a realidade da pequena produção rural em Tangará da Serra. (As informações são do Canal Rural)
Comments