A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra apresentou os dados numéricos da primeira semana de atendimentos médicos no Hospital Municipal Arlete Dayse Ciquetti de Brito, que desde o dia 12 de março passou a realizar partos, exames de imagem e cirurgias de média e baixa complexidade.
Os dados foram computados a partir da abertura do Centro Cirúrgico, que apenas nos primeiros dias de atendimentos realizou quatro partos normais, 11 partos Cesárea, quatro laqueaduras e uma cirurgia geral.
Cabe salientar que o Município tem pactuado com a empresa, por mês, 75 partos normais e 85 cesarianas.
Com a abertura do Centro Cirúrgico, a unidade hospitalar passou a dispor também de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva de (UTI), e destes, quatro, até o momento, estão ocupados.
Além dos procedimentos realizados, já estão agendados para essa semana 39 consultas para cirurgia geral, 30 consultas ortopédicas, 12 consultas para cirurgia ginecológica e 12 consultas para risco cirúrgico (que são cirurgias que carecem dos exames para certificar ou descartar risco durante o procedimento).
De acordo com o secretário de Saúde de Tangará da Serra, Wellington Bezerra, as cirurgias eletivas deverão acontecer inicialmente conforme Mapa Cirúrgico e ficam assim agendadas semanalmente: sete cirurgias ortopédicas, sete gerais e seis cirurgias ginecológicas, mais as de urgência e emergência que poderão ser realizadas a qualquer momento.
Para o secretário Wellington Bezerra, as ações realizadas pelo Executivo Municipal com a determinação da disponibilização desses serviços à população é um ganho inestimável.
“Todas essas ações são um grande ganho para Tangará da Serra, nós vamos avançar bastante nesse sentido, principalmente nas urgências e emergências, e relacionadas a questões ortopédicas nos dá uma tranquilidade de saber que se não for de alta complexidade nós vamos poder atender o cidadão”, comenta.
Fonte: Diário da Serra
Comentarios