top of page

Emerson Romani lança mais um filme, Aliança da Serra e os gaúchos mato-grossenses.

A diversidade cultural do povo mato-grossense traz, em seu contexto, a memória de um dos principais movimentos migratórios iniciado ainda na década de 1950, que culminou com a chegada de famílias originárias do Rio Grande do Sul em Mato Grosso.


E Tangará da Serra foi uma das querências escolhidas por muitos gaúchos, que por aqui se “aquerenciaram”, ajudando a contar a história de um dos principais municípios de interior de Mato Grosso, sede de um dos principais centros de tradições gaúchas criado fora do Rio Grande do Sul: O CTG Aliança da Serra.


Esta trajetória é o tema central de uma obra cinematográfica em formato de documentário produzida pelo tangaraense Emerson Romani. O projeto foi selecionado no edital do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT), que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo.

A obra gira em torno do CTG Aliança da Serra e sua influência cultural na sociedade tangaraense. O roteiro traz também a história da saga dos gaúchos que se aventuraram com duas famílias, deixando os “pagos” em direção a outras querências, muitas delas em Mato Grosso.

O documentário que contará com depoimentos de patrões, ainda está na fase de produção. “Estamos gravando entrevistas, revendo fatos históricos e montando essa história que será, na verdade, uma homenagem às famílias gaúchas que vieram para o Mato Grosso, e que hoje se encontram unidas pela tradição através do CTG Aliança da Serra”, pontua o proponente do projeto Emerson Romani, que dirige todo o trabalho cinematográfico, do roteiro às gravações.

O lançamento do filme está previsto para o mês de fevereiro, em três ocasiões diferentes, todas com entrada franca, sendo elas:


- Dia 14, no auditório da ACITS (Associação Comercial e Industrial de Tangará da Serra), evento aberto ao público em geral e em especial aos agentes de saúde do município.


- Dia 15, no CTG Aliança da Serra, evento exclusivo para sócios e convidados.

- Dia 15, mundialmente no Youtube, através do canal www.youtube.com/@emersonromani.


- Dia 17, Faculdades Anhanguera, evento exclusivo para funcionários da instituição, professores e alunos, especialmente os do Prouni.

Por conta da acessibilidade exigida pelo edital, no Youtube estarão disponíveis três versões do documentário, sendo:

01 - Filme sem adição de medidas de acessibilidade.

02 - Filme destinado a pessoas com deficiência visual contendo audiodescrição.

03 - Filme destinado a pessoas com deficiência auditiva contendo legendagem, legendagem descritiva e Libras.


Veja o vídeo:


Comments


bottom of page