top of page

Empossados novos membros do Conselho Tutelar para os próximos quatro anos


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 10/01, no Teatro do Centro Cultural, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Tangará da Serra, eleitos no pleito de 1º de outubro de 2023 através de uma votação popular que entrou para a história.


A cerimônia reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil, marcando assim o início oficial dos trabalhos dos conselheiros para o período 2024/2028, em defesa dos direitos da criança e do adolescente.


O ato de diplomação e nomeação dos novos conselheiros foi conduzido pelo Prefeito Municipal em Exercício, Marcos Scolari, pela Secretária de Assistência Social, Marcia Kiss, e pelo Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ruy Wolfart.

Foram diplomadas e empossadas as cinco conselheiras titulares. São elas: Zilda Rangel da Silva Santos, Sirlei Pinto da Cunha, Ester Ramos Domingos, Hiara Hernandes e Silvana Martins Gonçalves.


Elas exercerão mandato pelo período de 10 de janeiro de 2024 e 09 de janeiro de 2028.

Participaram da cerimônia o Prefeito Municipal em Exercício, Marcos Scolari, a Secretária de Assistência Social, Marcia Kiss, o Presidente da Câmara, Rômer Japonês, o Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ruy Wolfart, demais vereadores, secretários e superintendentes de Governo, assim como demais autoridades municipais.

Sobre o Conselho Tutelar:


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que o conselho tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional, cujas atribuições abrangem o atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade.


A relevância da função do conselho tutelar é inquestionável, e pode-se dizer que a ele compete resgatar crianças e adolescentes alienados da sociedade pelas mais diversas razões, dentre as quais se destacam: a negligência, a discriminação, a exploração, a violência e até mesmo o abandono intelectual.


Os membros dos conselhos tutelares exercem um papel importante para dotar de eficácia as políticas públicas.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria

Fotos: Neusino Pereira/Assessoria

Comments


bottom of page