Homem é flagrado explorando madeira ilegalmente; equipamentos foram apreendidos e home foi multado
- Da Reportagem
- 8 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

Equipes da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental (5ª CIPMPA) de Tangará da Serra realizaram uma ação de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Amazônia, durante a "Operação Flora Hot Spot". A operação ocorreu na zona rural de Brasnorte, onde a equipe encontrou o suspeito realizando exploração ilegal de madeira.
O homem operava uma serra móvel circular completa, com três metros cúbicos de madeira serrada da espécie itaúba prontos para transporte, sem as licenças ambientais exigidas por lei.

No momento da abordagem, C.A. informou que havia sido contratado para o serviço por um homem chamado Nilmar, de quem não possuía mais detalhes. Ele admitiu que não tinha autorização para o corte e depósito da madeira. Além da serra móvel, as autoridades apreenderam um caminhão Mercedes-Benz de 1966, utilizado para o transporte da madeira. Os bens apreendidos foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Brasnorte, que atuará como fiel depositária dos itens.

A operação resultou em uma multa de R$ 5.900 ao suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Brasnorte para responder pelo crime ambiental, conforme o Art. 46 da Lei Federal nº 9.605/1998. A "Operação Flora" continuará ativa até o dia 13 de novembro, com o objetivo de intensificar a fiscalização contra crimes ambientais e proteger o bioma amazônico na região.

Comments