top of page

MAIOR DE MATO GROSSO Programa da Prefeitura entrega mais de 1.300 próteses dentárias em 2023

O ano de 2023 foi muito especial para centenas de moradores de Tangará da Serra, que vão terminar o ano com um sorriso novo no rosto. Isso porque eles foram beneficiados pelo maior programa de reabilitação oral da história do município. Entre março e dezembro de 2023 o programa está completando 1.302 próteses entregues, contemplando 671 pacientes.


O Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) foi implantado pela atual gestão em março de 2022, na Unidade de Saúde do Jardim Tangará II e tem como meta ajudar cidadãos tangaraenses que precisavam de reabilitação oral com próteses totais ou parciais, que após passarem pelo tratamento podem voltar a sorrir com dignidade e confiança. O Programa é desenvolvido com recursos do Ministério de Saúde e próprios do Município.


Para ampliar os atendimentos o Prefeito Municipal, Vander Masson, e o Secretário de Saúde, Wellington Bezerra, autorizaram a realização de mutirões aos sábados, que reúnem no mínimo 10 profissionais, além de empresa licitada para prestar o serviço de laboratório de prótese.


“Um programa importante que dá oportunidade para as pessoas que realmente precisam de tratamento dentário, trazendo dignidade, alegria, novo sorriso e acima de tudo, autoestima para centenas de cidadãos da nossa cidade. Quero agradecer a toda a nossa equipe da odontologia pelo trabalho, pela dedicação, pelo amor, carinho e responsabilidade que tem atuado nesse programa”, disse o Prefeito Vander.


O Secretário de Saúde, Wellington Bezerra destaca que para os pacientes que participam do mutirão, a experiência tem sido muito positiva. Eles elogiam o profissionalismo e a dedicação da equipe de saúde bucal do município, que trabalha incansavelmente para atender a todos com eficiência e qualidade.


Com a realização do mutirão, muitas pessoas estão sendo beneficiadas e voltando a sorrir com confiança. A iniciativa do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) é um exemplo de como a saúde pública pode fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para o bem-estar da comunidade.

“Importante destacar o apoio que o prefeito Vander tem nos dado nesse programa, é um dos programas que eu tenho o maior carinho, porque nós estamos falando da pessoa idosa, de pessoas que não conseguem acessar o sistema privado, não tem a condição financeira adequada e o município tem que ter essa responsabilidade e esses cuidados”, salientou.



Já o Coordenador de Saúde Bucal, Ueligton Cordeiro, explica que para participar do mutirão, os interessados devem procurar sua Unidade de Saúde onde há uma triagem e posteriormente o início do tratamento. “O processo é simples e eficiente, e os pacientes são atendidos com toda a atenção e cuidado que merecem”, garantiu Cordeiro.

Ele conta que o objetivo do Programa é ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam de próteses dentárias. “A prótese dentária é uma solução eficaz para quem perdeu um ou mais dentes, pois melhora a mastigação e a fala, além de contribuir para a autoestima e confiança do paciente”, relatou.

Até o dia 01/12 de 2023, 1221 próteses já foram entregues para 631 pacientes, sendo previsto a entrega de mais 80 próteses até o final deste ano para mais 40 pacientes, totalizando 1.302 próteses e 671 pacientes beneficiados.



Texto: Alexandre Rolim

コメント


bottom of page