O projeto “Menane Haliti Etnoturismo – Uma experiência Única e Exclusiva”, desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e da Ícone Consultoria em Turismo, foi habilitado em edital do Prêmio Nacional do Turismo 2023: O Turismo Transformando Vidas. O projeto concorre no edital de Iniciativas de Destaque no Turismo, na categoria Turismo de Base Comunitária e Turismo Social.
Equipe técnica por trás do projeto
Menane Haliti Etnoturismo consiste em roteiro turístico pelas terras indígenas de Tangará da Serra que possibilita ao turista contemplar a natureza, ter contato com culturas, costumes e tradições do povo Haliti-Paresi, passando por várias aldeias (Arara Azul, Katyalarekwa, Oreke e Serra Dourada), incluindo trilhas, banho de rio, flutuação/boia-cross, roda de histórias, oficina de artesanatos, jogos, canto e dança, grafismo indígena, ensinamento da língua Paresí.
Menane na língua materna do povo Haliti-Paresi significa “Eterno, imortal, que dura pra sempre”. O roteiro promete “uma experiência de viagem única de profunda conexão com a natureza e imersão em comunidades tradicionais que vai transformar a forma como você se relaciona com o Brasil”.
Este projeto é resultado do esforço coletivo de talentosos profissionais e da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria Adjunta de Turismo do Estado e o empenho do Deputado Estadual, Gilberto Cattani, autor de emenda para realização do projeto que promove o turismo de base comunitária em aldeias indígenas Haliti-Paresi. “É uma honra concorrer ao prestigiado prêmio nacional de turismo 2023, reafirmando nosso comprometimento em celebrar e enaltecer a rica herança cultural indígena de nossa nação”, destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Welington Machado.
O resultado final do edital sairá no dia 21 de outubro e a cerimônia de premiação ocorrerá em 05 de dezembro de 2023.
Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação
Comentarios