top of page

Operação cumpre buscas contra investigados por usar perfil de pessoas falecidas para difamação de vítimas


Crimes contra a honra estariam relacionados a desavenças políticas

Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Colíder, deflagrou, na sexta-feira (28.2), a Operação Voz do Além para cumprimento de três mandados de busca e apreensão contra investigados por manipulação de perfis de pessoas falecidas para disseminação de desinformação e difamação.


As investigações iniciaram após a equipe de investigação da Delegacia de Colíder receber informações sobre a prática de crimes contra a honra por meio do aplicativo WhatsApp, relacionados a desavenças políticas e disputa eleitoral. 

Durante o curso das apurações, descobriu-se que os perfis utilizados para a prática criminosa estavam registrados em nome de pessoas já falecidas, configurando o crime de falsidade ideológica.


Diante disso, foram empregadas técnicas especiais de investigação para rastrear a origem e identificar os verdadeiros responsáveis pelos perfis falsos. Após a análise e o processamento de milhares de dados, foi possível descortinar a autoria dos crimes.

Com base nas evidências coletadas, o delegado Breno Houly representou pelos mandados de a busca e apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos, que foram deferidos pelo Poder Judiciário e cumpridos nesta sexta-feira (28)


A ação resultou na apreensão de aparelhos eletrônicos e diversos documentos, que serão encaminhados para a perícia para continuidade das investigações.

 

 

 

 
 
 

Comments


bottom of page