Há exatos 17 anos, na tarde do dia 06 de abril de 2006, no meio de uma rua do bairro Alto da Boa Vista, um grupo de amigos se reunia e dava o pontapé inicial na trajetória de um dos principais grupos de danças do estado de Mato Grosso. Ali, naquele dia surgia o Grupo de Danças Juninas “Os de Fora”, que completa seu 17º aniversário de fundação nesta quinta-feira (06).
Para marcar a data, o grupo se reunirá para mais um ensaio na noite de hoje, ocasião em que também irá comemorar em grande estilo, com alegria, diversão, comes e bebes e, é claro, com muita dança, o aniversário do grupo. A festa interna do Os de Fora ocorrerá no Centro Cultural de Tangará da Serra.
O grupo Os de Fora tem alçado voos cada vez mais altos, rompendo as fronteiras do município e do estado, se apresentando nos principais eventos juninos de Mato Grosso e do Brasil. Em 2023, a exemplo de anos anteriores, com o espetáculo “Em Busca da Felicidade”, o Grupo cumprirá vasta agenda, inclusive participando Festival de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso (Festrilha), o maior e mais importante concurso junino do estado e um dos principais do Brasil, que ocorrerá pela primeira vez em Tangará da Serra.
História
O Grupo de Quadrilhas Juninas Os de Fora foi fundado há quase 17 anos, sendo hoje um dos maiores e mais importantes grupos de danças do estado de Mato Grosso, com identidade própria, autenticidade e originalidade em seus trabalhos. Com uma bagagem de quase duas décadas de história, apresentações e participação em eventos juninos e festivos em várias partes do estado e do Brasil, a Junina Os de Fora é uma referência estadual que tem alçando voos cada vez mais altos.
A fundação ocorreu em 06 de abril de 2006, sob a forma de grupo independente, sem distinção étnica, de gênero, faixa etária, credo religioso, convicção ideológica ou partidária, organizado primeiramente como forma de unir um grupo de amigos e apreciadores para dançar os ritmos da Cultura Popular e em especial a quadrilha, uma cultura brasileira, rica em alegria, expressão e encanto que necessita ser difundida em todos os cantos do mundo.
O Os de Fora conta com a participação de mais de 800 pessoas envolvidas diretamente em suas várias formações, reunindo crianças, adultos, a melhor idade e todos aqueles que levam consigo a mesma paixão “o amor pela dança”. Com a forte missão de defender a rica tradição da quadrilha genuinamente brasileira o grupo “Os de Fora”, por onde passa, deixa a alegria e a energia contagiante de meses de ensaios todos os anos. Desde a sua formação vem realizando apresentações por todo o estado de Mato Grosso e outros estados, buscando sempre deixar visível por meio de suas coreografias a inclusão, a originalidade da dança, além de resgatar a cultura do homem do campo, do interior e proporcionar o conhecimento das riquezas do regionalismo.
O grupo teve sua primeira apresentação oficial no mês de junho de 2006 no Concurso de dança de quadrilha “Viva São João” no Arraiá da Serra em Tangará da Serra\MT, conquistando o título de 2º lugar na categoria adulto, porém já a partir do ano de 2008 até a edição de 2014 consagrou-se pelo título de campeão por 08 anos seguidos. Após esta sucessão de vitórias e a participação em concursos em outros estados, optou-se pela participação especial no evento local citado, para que assim todos tivessem a oportunidade de também se consagrarem e continuarem participando do concurso tradicional do Arraia da Serra, maior festa junina do interior de Mato Grosso.
Nesse período foram mais de 250 apresentações por todo Brasil, tendo como destaques diversas Concursos e Festivais que abriram espaço para que a junina “Os de Fora” de Mato Grosso se integrasse ao circuito de apresentações nacionais, como por exemplo - o Concurso de Quadrilhas em Uberlândia/MG, o X Festival de Culturas Tradicionais em Lucas do Rio Verde/MT, o Festival de quadrilhas regionais “CIRQUAIA”, o Festival Brasileiro de Quadrilhas em Brasília, onde conquistou o prêmio de melhor Quadrilha do Centro Oeste 2015 e Melhor Casal de Noivos 2015 (nacionalmente) e o FESTRILHA – Festival de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso, onde também participa desde o ano de 2015.
A cada ano que passa, o grupo tem ganhado visibilidade em festivais culturais pelo estado e país. Ano após ano a junina tem se profissionalizado com o intuito de levar o máximo de perfeição em suas performances e coreografias. O grupo é formado quase 100% por jovens e adolescentes a partir de 12 anos, que são capacitados nas mais diversas áreas culturais, como dança, teatro e artesanato.
O trabalho desenvolvido pelo grupo é de forma voluntária e, além de fomentar a cultura em Tangará e na região, leva alegria, colhe sorrisos e encanta o público por onde passa. Não há nada maior e mais prazeroso e que dinheiro nenhum paga: o sentimento de felicidade de poder olhar para as crianças, adultos, idosos assistindo às apresentações e vê-los sorrindo e em seus olhos um brilho de nostalgia, amor e esperança.
O grupo “Os de Fora” está embasado em dois pilares essenciais, com o propósito de difundir diversão com responsabilidade social e cultural. O grupo ao mesmo tempo em que contribui com o aprimoramento das habilidades e potencialidades dos seus integrantes e sua relação com o mundo, valoriza e fomenta o desenvolvimento de ações socioculturais como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos, enquanto garante um direito fundamental que é o acesso a cultura. Oportunizar que adolescentes circulem pelo estado através da quadrilha junina fortalece ainda mais esta manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social.
Depois de dois anos com os trabalhos praticamente parados em função da pandemia do coronavírus, o grupo teve agenda lotada em 2022, e com o enredo “A flor que anuncia chuva num sertão chamado Brasil” a Junina Os de Fora conquistou a terceira colocação no Festrilha, em Nova Xavantina (MT).
Na atual formação e com ensaios a todo o vapor do espetáculo “Em Busca da Felicidade”, o grupo está composto por mais de 70 integrantes, incluindo dançarinos, marcador (narrador), equipe técnica, equipe de apoio, com a integração de pessoas com idade que vai desde os 12 anos até os 50 anos, moradores dos quatro cantos de Tangará da Serra.
Com o propósito de continuar levando diversão e alegria, focado na contribuição social, sempre valorizando e difundindo a cultura popular brasileira, o grupo Os de Fora segue firme e forte almejando alçar voos mais altos a cada dia que passa, levando com amor, orgulho e muito entusiasmo, o nome de Tangará da Serra para todos os cantos do Brasil.
Comments