Polícia apreende 3 toneladas de pescado irregular durante operação em feira
- Da Reportagem

- 22 de ago.
- 1 min de leitura

A Polícia Civil apreendeu cerca de três toneladas de pescados e prendeu duas pessoas em flagrante na manhã desta sexta-feira (22), durante a Operação Vigia das Águas, que investiga o comércio ilegal de peixes na Feira do Porto, em Cuiabá. A ação também cumpre nove mandados de busca e apreensão em residências e empresas de Cuiabá e Várzea Grande.
As investigações tiveram início em dezembro de 2024, a partir de autos de infração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que apontavam a venda ilegal de espécies nativas, prática proibida pela Lei Estadual do Transporte Zero (nº 12.197/2023). A análise de documentos fiscais revelou inconsistências nos registros de comerciantes, indicando diferenças entre os volumes adquiridos e vendidos, além do uso de pessoas físicas e jurídicas para disfarçar operações.
Segundo a Polícia Civil, também foram identificadas tentativas de ocultar movimentações financeiras e crimes de sonegação fiscal. “Acabamos encontrando outros crimes, como contra a administração pública ambiental e contra a fazenda pública estadual”, destacou a delegada Liliane Murata, titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).
A operação mobilizou 40 profissionais e 17 viaturas, com apoio da Sema, Indea, Politec e Batalhão Ambiental da Polícia Militar. O nome “Vigia das Águas” faz referência simbólica aos guardiões naturais dos ambientes aquáticos, reforçando a missão de proteger rios, lagos e baías do Pantanal, fundamentais para a fauna, flora e comunidades humanas.








Comentários