O deputado estadual Reck Junior (PSD) participou nesta terça-feira (23/05) da reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso (FPA-MT). O parlamentar apresentou questões relevantes relacionadas ao setor agropecuário do estado e detalhou o relatório final aprovado pela Câmara Setorial Temática (CST) da Ferrogrão, destacando os benefícios que o modal ferroviário trará ao desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso.
"A construção da Ferrogrão é um passo fundamental para impulsionar a modernização da infraestrutura logística voltada ao escoamento da produção agropecuária. Essa ferrovia proporcionará uma redução considerável dos custos de transporte, permitindo que nossos produtores rurais sejam mais competitivos no mercado global", pontua Reck Junior.
O deputado destacou a importância da parceria entre os setores público e privado para a construção dos 933 quilômetros da ferrovia que conectará Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará. "A Ferrogrão requer uma ação conjunta entre o governo, o setor empresarial e as entidades representativas do agronegócio. É fundamental garantir que os interesses de todos sejam levados em consideração e que possamos contar com uma infraestrutura eficiente e sustentável", avalia.
RELATÓRIO FINAL
O relatório final aprovado pela CST da Ferrogrão apresenta argumentos jurídicos e dados embasados para subsidiar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que voltam a discutir e julgar na próxima quarta-feira, 31 de maio, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553, proposta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), questionando a validade da Lei 13.452/2017, que desafeta uma pequena porção de 0,054% da área original da unidade de conservação do Parque Nacional do Jamanxim para a construção da ferrovia.
FRENTE PARLAMENTAR
Participaram da reunião o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Dilmar Dal Bosco (União), os deputados Carlos Avallone, Diego Guimarães, Gilberto Catanni e Wilson Santos, o secretário de Segurança de Mato Grosso, coronel César Augusto Roveri, o secretário adjunto de Agronegócios e Investimentos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Anderson Lombardi, o ex-Senador por Rondônia, Valdir Raupp e representares do setor.
Fonte: Assessoria
Comments