top of page

Richard Pessoa de Souza: Cinco anos de dedicação ao SAMU de Tangará da Serra


Richard (primeiro à direita) está se despedindo do SAMU de Tangará da Serra (Foto: Plantão TGA)

O condutor socorrista Richard Pessoa de Souza, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Tangará da Serra, está se despedindo da instituição, após quase cinco anos de muita dedicação, amor e aprendizado.


Um ícone do SAMU tangaraense, Richard ingressou na instituição em 2018 e agora deixa a ocupação para se dedicar a um novo projeto. Ele conta que seu ingresso no SAMU foi por acaso. "Era uma profissão que nunca pensei em exercer, mas daí eu fiz o curso e acabei me apaixonando", relatou.


Richard trabalhou por 14 anos na área de comunicação e após isso passou a salvar vidas, algo que fez a diferença em sua caminhada. "Me orgulho muito de estar aqui dentro, me sinto muito honrado e grato por ter feito parte dessa instituição ao longo desses quase cinco anos".


Richard (primeiro à direita) está se despedindo do SAMU de Tangará da Serra (Foto: Plantão TGA)

Nesses cinco anos, Richard conta que passou por situações de todos os tipos no SAMU, algumas tristes e muitas outras felizes. "Eu levo um aprendizado pessoal, um crescimento pessoal muito grande, de tudo aquilo que eu pude ver, pude conviver, participar, situações nas quais eu pude fazer a diferença, ajudar ao próximo, e o SAMU me deu essas possibilidades". "Durante esses cinco teve muitas ocasiões em que a gente pode fazer, situações em que eu podia simplesmente ter finalizado a ocorrência e ter voltado para a base, mas eu pude fazer o diferencial, pude fazer a parte humana", comentou, relembrando de situações em que cidadãos após recuperados da ocorrência em que estava envolvido, seja acidente, problemas clínicos, etc, foram até a sede do SAMU, já recuperados. "É gratificante ver que o que você fez possibilitou a essas pessoas seguirem suas vidas", completou Richard. Ele relembra de um parto que ocorreu dentro da viatura do SAMU. "Em meio a tantas ocorrências de mortes que a gente se depara, aí ocorreu essa situação, onde ocorreu um parto dentro da ambulância. Poder participar dessa chegada dessa vida, do nascimento de uma criança, e depois você poder ver a criança crescer. É uma emoção inexplicável, uma experiência que eu pude ter e pude ser agraciado, ter esse presente", relatou.

Richard (primeiro à direita) está se despedindo do SAMU de Tangará da Serra (Foto: Plantão TGA)

"Nesses cinco anos fiz muitos amigos dentro e fora do SAMU, pessoas que fizeram a diferença na minha vida e vão continuar fazendo. Estou saindo com muitos amigos aqui dentro, muitas pessoas que na verdade levo daqui como irmãos, que eu tenho certeza que sempre poderei contar com eles. Se encerra um ciclo aqui dentro do SAMU, mas essas amizades continuarão no meu dia a dia", destacou. Richard destaca duas pessoas que foram muito importantes no período em que esteve no SAMU. "A Dona Eva, que foi a primeira técnica que eu trabalhei, que me ensinou muito e me possibilitou uma bagagem muito grande nessa profissão, e o condutor Sabino, que me ajudou muito, um cara que eu tenho total gratidão. Os dois me abraçaram e me ensinaram a me apaixonar pelo SAMU, vestir essa camiseta e vibrar com ela", contou. Figura sempre presente no noticiário, concedendo entrevistas, ajudando os canais de comunicação (sites, rádio, TV, jornais) a informar a população, Richard foi importante também na construção de um bom relacionamento entre o SAMU e a imprensa de Tangará da Serra. "Sempre procurei manter essa parceria, eu vim da imprensa e a minha paixão pela televisão, pela imprensa continua. Eu já tinha inúmeros amigos, colegas dentro da imprensa, mudei de lado e procurei unir e manter da melhor forma possível a relação entre SAMU e imprensa, fazendo um elo entre os dois", ponderou.

Comments


bottom of page