top of page

SAÚDE EM DESTAQUE *Município fecha série histórica de procedimentos no Hospital Municipal*


Com Centro Cirúrgico e Complexo de Exames, Hospital realizou mais de 47 mil cirurgias e exames de imagem em 2023


Foi divulgado nesta quarta-feira, dia 03/01, pela Secretaria Municipal de Saúde, boletim informativo com dados de atendimentos realizados ao longo de 2023 no Hospital Municipal Arlete Daysi Cichetti de Brito, especialmente a partir do dia 13 de março, quando entrou em funcionamento o Centro Cirúrgico.


Desde então, até o dia 31 de dezembro, foram 3.497 cirurgias, entre cirurgia geral, cirurgia ginecológica, partos normal e cesárea, e cirurgia ortopédica.


Outro ponto que merece destaque é o número de exames de imagem. No mesmo período foram mais de 43 mil exames realizados, sendo mais de 27 mil raio-X, mais de 8.600 tomografia e mais de 7.900 ultrassonografias. Sem contar os 10 leitos de UTI, também implantados pela atual gestão municipal, os quais revolucionaram o atendimento a pacientes graves e que necessitam de tratamento intensivo.


“Desde que o prefeito Vander Masson assumiu o compromisso e cumpriu, de abrir um Centro Cirúrgico Municipal, de criar leitos de UTI e um complexo para realizar exames de imagem, houve grande avanço na saúde pública.


Hoje, principalmente cirurgias ortopédicas, em especial de acidentes de trânsito, que antes eram reguladas para outros hospitais, são feitas aqui mesmo no nosso Hospital Municipal”, destacou o Secretário de Saúde, Wellington Bezerra.


E para 2024, informou o Secretário, a tendência é a continuidade desses serviços com possibilidades de incremento de outras ações, como a nova sede do Samu e o projeto de uma nova UPA.


“Para o Samu já temos R$ 7 milhões de emenda do deputado Doutor João, grande parceiro da gestão, além da expectativa de recursos para uma nova UPA, que irá possibilitar a ampliação no número de leitos em mais ou menos 70 leitos.


O prefeito Vander vem liderando as conversas para que possamos construir esses dois novos espaços de saúde”, pontuou Bezerra.


Confira os dados:


De 13/03 a 31/12 de 2023

Cirurgias:

- Cirurgia geral: 1.062

- Cirurgia ginecológica: 561

- Parto normal: 200

- Parto cesárea: 602

- Cirurgia ortopédica: 1.072

Exames de imagem:

- Raio-X: 27.069

- Tomografia: 8.616

- Ultrassom: 7.955


Texto: Alexandre Rolim/Assessoria

Comments


bottom of page