top of page

Secultur realiza qualificação gratuita para agentes culturais de Tangará


A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), de Tangará da Serra vai realizar a primeira Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, nos dias 25, 26, e 27 de abril, das 19h às 22h, na Biblioteca Municipal de Tangará da Serra. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link linktr.ee/seculturtga por músicos, artistas de rua e agentes culturais maiores de 18 anos que tiverem interesse. São 25 vagas para a oficina que será ministrada pelos produtores de cultura Jean Alves, Wagner Lili e Paulo Desidério.


Segundo o artista e organizador, Paulo Desidério, a iniciativa é inédita em Tangará e garante acesso mais efetivo às políticas públicas pensadas para os trabalhados de cultura.


“Pensamos nas leis de incentivo que estão por vir, que são de alcance nacional, a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc 2”,

revela.


A oficina tem carga horária de 9h e vai abordar três módulos: definição do projeto, estruturação do projeto e prestação de contas.


Sobre os módulos, Desidério também explica outros pontos importantes que serão abordados durante a qualificação:


“O quê é a cultura, quais são os editais disponíveis que as pessoas podem estar acessando, o quê as leis de fomento e incentivo exigem do artista, qual é a forma correta de se iniciar um projeto, a estrutura em que é preciso definir muito bem o objetivo, a justificativa, o público que quer alcançar, a equipe que quer integrar no trabalho, o orçamento, plano de divulgação, prestação de contas e mais”.

Ainda de acordo com Paulo, a falta de informação e qualificação provocam problemas na captação de recursos públicos para a cultura.


“Geralmente, os editais são criteriosos. Então, para atender a esses critérios e, principalmente, convencer quem irá observar os projetos para apostar neles, é preciso dominar essas técnicas, de construção e elaboração de projetos. Por isso, nós estamos tomando essa iniciativa”,

pontua.

Comments


bottom of page