Segurança pública será reforçada em Tangará da Serra por 390 câmeras de monitoramento
- Da Reportagem
- 8 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Com vistas a fortalecer o trabalho das Polícias Militar e Civil em Tangará da Serra, em breve, o município deverá receber 390 câmeras. Sendo dessas, 340 fixas, 25 Speed Dome e 25 CR.
A ação faz parte do programa Vigia Mais MT, em que o Governo do Estado fez a aquisição internacional de 15 mil câmeras de tecnologia de ponta. Em reunião na capital do estado, recentemente, em que esteve o Prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, e também o Comandante do Comando Regional VII, Murilo Franco de Miranda a parceria foi efetivada e segundo o comandante, a comunidade tem muito a ganhar.
“É um programa focado no monitoramento eletrônico aonde o governo vai ceder essas câmera para os municípios e os municípios e a iniciativa privada farão a manutenção e a instalação”, informou o Tenente-Coronel.
“Com esse material, instalado de modo muito específico, através dessas câmeras, elas possibilitam através de um software de análise a identificação, por exemplo, de placa de caracteres”, frisa.
“Através dessa câmera eu consigo extrair um relatório, por exemplo, de quantos veículos [da cor] prata chegaram passando pela rotatória da entrada da cidade”,
pontua, ao destacar que além disso, o relatório dará o dia e hora também dessa chegada.
De acordo com o comandante, com esse investimento na Segurança Pública, em toda a região do VII Comando Regional, serão empregadas aproximadamente 800 câmeras.
“Todas elas operando no conceito de muralha digital, uma muralha virtual em que você consegue controlar a entrada e a saída de veículos, e fazer o monitoramento. É realmente a tecnologia sendo utilizada em benefício da Segurança Pública”, complementa o Tenente- Coronel Franco.
Cabe salientar que as câmeras já estão em Cuiabá e serão liberadas ao Município logo após a assinatura do Termo de Cooperação.
Como funciona?
As câmeras com tecnologias analíticas irão enviar o streaming de vídeo com alerta e o endereço de uma ocorrência para o Centro de Controle, que irá acompanhar em tempo real o evento subsidiando as forças policiais para melhor tomada de decisão. As policias poderão acompanhar do smartphone as imagens de sua área de atuação.
Fonte da Notícia: Diário da Serra
Comments