top of page

Sema-MT aplica multa de R$ 10 mil em responsável por corante em cachoeira do Queima-Pé


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aplicou multa de R$ 10 mil pelo lançamento de sustância azul na água da cachoeira Queima Pé, em Tangará da Serra. A informação é do próprio órgão estadual, em nota encaminhada à redação do site Enfoque Business ao final da tarde de ontem (sexta, 30).


Segundo a nota, o familiar do casal prestou esclarecimentos à equipe da Sema-MT nesta quinta-feira (29/09), e informou ser o responsável pelo lançamento de substância utilizada como corante para tingimento de cascatas e piscinas, denominada “Lago Azul”.


A ação foi enquadrada no artigo 62 do decreto federal 6514/2008, que define como infração ambiental “lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos”.


O caso

O caso aconteceu no domingo (25), durante um evento festivo particular junto a uma cachoeira do rio Queima Pé, principal fonte de abastecimento de água de Tangará da Serra. O evento, familiar, foi realizado para anunciar o sexo do bebê de um casal.


Durante perícia não foram detectadas alterações na coloração ou no cheiro da água, tampouco outros danos aparentes, como morte de peixes.Vídeos do momento em que coloração azul desce pela corredeira foram publicados por pessoas presentes no local e circularam na internet, gerando repercussão em todo o Brasil.


Logo depois, a publicação foi deletada. A cachoeira fica a jusante (abaixo) da Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA).


Fonte da Notícia: Enfoque Business

Comments


bottom of page