O Prefeito Municipal, Vander Masson, anunciou formalmente na manhã desta segunda-feira (24/10), o planejamento para a construção do sistema de captação e transposição de água bruta do Rio Sepotuba para a Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água (ETA Queima Pé), em Tangará da Serra. Em entrevista coletiva, ao lado do Diretor do SAMAE Heliton Luiz de Oliveira e na presença de alguns vereadores do município, o prefeito explicou que a obra será paga com recursos próprios da municipalidade e executada por empresas da iniciativa privada. “Vamos lançar o edital para contratação de empresa ou consórcio para a realização desta obra”, disse.
Estima-se que o processo para a definição da (ou das) empresa que executarão o serviço leve cerca de 30/45 dias. Após a contratação começa a correr novo prazo, para a efetivação do projeto. Neste caso a estimativa é que sejam necessários mais nove meses. A obra está orçada em R$ 16.439.853,10 e o projeto em questão foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico – COMSAB.
São quatro etapas distintas: construção do sistema de tomada de água com a implantação de 108 metros de tubulação, sendo 12 dentro do Rio Sepotuba. A construção da estação elevatória (500 metros quadrados de construção civil, instalação de três conjuntos de moto-bomba com capacidade para bombear 375 litros de água por segundo), instalação de dois transformadores de 500 KVA e finalmente a implantação dos canos, sendo 13.398 metros de 600 milímetros e 787 metros de 800 milímetros.
Conforme o Diretor do SAMAE Heliton Luiz de Oliveira, a tubulação, conexões e os equipamentos já foram adquiridos (investimentos na ordem de investimento de R$ 21 milhões) o que representa uma grande economia de recursos. A rede de energia elétrica está pronta e na região também foram realizados trabalhos de cercamento e melhoramentos na estrada de acesso. As licenças de instalação e outorga para captação de água do Rio Sepotuba, já foram obtidas. A outorga permite a captação de 440 litros/segundo.
Da coletiva também participaram os vereadores Eduardo Sanches (na condição de presidente da Comissão da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba), Ademir Anibale, Elaine Antunes, Adilson Paquito, Rogério Silva e Romer Japonês, todos representando o Legislativo Municipal. Também estiveram presentes o gerente técnico do SAMAE, Leonardo Medeiros, e o coordenador de projetos da Brasil Central Engenharia, Jorcy Aguiar, responsável pela elaboração do projeto executivo.
Clairton Weber – Assessoria de Imprensa
Comments