top of page

13 de Maio, 29 de Novembro e Ramon Sanches devem se tornar escolas cívico-militares em Tangará da Serra


A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou nesta semana editais de chamamento para consulta pública sobre a proposta de conversão de 66 escolas regulares, em 28 municípios, para o modelo de gestão cívico-militar. Em Tangará da Serra, três unidades estão incluídas nesse primeiro momento: as escolas 29 de Novembro, 13 de Maio e Ramon Sanches Marques. A informação é do jornal Diário da Serra.


As audiências públicas estão previstas para os dias 24 e 25 de fevereiro e devem ocorrer nas próprias escolas contempladas. Segundo a Seduc, o objetivo é ouvir a comunidade escolar, envolvendo servidores, estudantes e familiares, para que todos possam se manifestar sobre a possível adoção do novo modelo de gestão.


Com a abertura do edital, a decisão final ficará a cargo da própria comunidade escolar. De acordo com o diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tangará da Serra, Saulo Scariot, a Secretaria não impõe a mudança.


“Quem escolhe esse projeto não é a secretaria, e sim a comunidade. Nós vamos fazer uma votação em que os estudantes e pais, ou os responsáveis, vão escolher se querem sim ou não para o projeto”, explicou.


Caso a maioria opte pela aprovação, os trâmites para implantação do modelo terão início nos meses seguintes. A previsão é que a seleção dos profissionais ocorra em março e que o projeto possa começar a ser executado nas escolas já a partir de abril. Saulo destaca ainda que o modelo não se trata de escola militar tradicional, mas de uma proposta que inclui conceitos como civismo, disciplina e respeito, com mudanças na postura e rotina dos estudantes.


O Governo de Mato Grosso prevê a implantação de até 100 escolas cívico-militares em todo o Estado.


Além das unidades já em consulta neste mês, Tangará da Serra deve ter outras escolas incluídas em editais futuros, como a Professor João Batista, Dr. Hélcio de Souza e Manoel Marinheiro. Atualmente, Mato Grosso conta com 103 escolas cívico-militares em funcionamento

bottom of page