top of page

Ex-prefeito de Tangará, Fábio Junqueira, é condenado a devolver quase R$ 30 mil por uso irregular de fundo eleitoral


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) decidiu que o ex-prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira (Republicanos), deve devolver R$ 29.389,64 aos cofres públicos. A quantia foi usada de forma irregular durante a campanha eleitoral de 2024, segundo a Justiça Eleitoral.


A decisão foi publicada nesta segunda-feira (7) e aponta que Junqueira repassou verbas do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) a candidatos do PSD, partido aliado mas diferente do Republicanos, legenda à qual ele é filiado. A prática é proibida mesmo entre coligações.


O relator do processo, desembargador Marcos Machado, destacou que a legislação não permite esse tipo de transferência entre partidos diferentes, mesmo quando estão na mesma chapa. O objetivo é evitar desvios na aplicação dos recursos públicos destinados às campanhas.


A defesa de Junqueira argumentou que os beneficiários integravam a mesma coligação majoritária, o que justificaria a ação. Porém, o TRE-MT manteve a decisão de primeira instância e confirmou que o ex-prefeito deverá devolver o valor ao Tesouro Nacional.


Segundo o voto do relator, o uso do fundo eleitoral só é permitido entre candidatos do mesmo partido. "Independentemente de coligação ou federação, os recursos do FEFC só podem ser utilizados por candidatos proporcionais do mesmo partido do doador", concluiu.

Commentaires


bottom of page