top of page

Paciente de 31 anos testa positivo para hantavirose e está na UTI em Tangará da Serra


Doença é transmitida pelo rato silvestre (Foto: Blog Epagri)
Doença é transmitida pelo rato silvestre (Foto: Blog Epagri)

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Ângela Belizário, um paciente de 31 anos testou positivo para hantavirose em Tangará da Serra. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal, recebendo cuidados da equipe médica. O homem trabalha na zona rural do município e teve a confirmação da doença por meio de teste realizado pela Fiocruz.


Segundo a secretária, a confirmação serve de alerta à população. “É um paciente que está sendo cuidado e tratado pela nossa equipe da UTI do hospital municipal. É uma doença silvestre, que a gente tem que tomar muito cuidado”, reforçou Ângela, ao destacar a importância da atenção aos sintomas e da prevenção.


A gestora revelou ainda que há um segundo caso suspeito no município, que está sendo acompanhado em um hospital particular. Neste caso, o teste rápido da Fiocruz não foi realizado e a confirmação depende de exames laboratoriais. A amostra de sangue do paciente internado no Hospital Municipal também foi encaminhada ao Lacen, e a Secretaria de Saúde aguarda os resultados.


A hantavirose é transmitida pelo contato com urina, fezes ou saliva de roedores silvestres e pode evoluir rapidamente. Os principais sintomas incluem febre alta, dores no corpo, falta de ar, tosse e mal-estar geral. A Prefeitura reforça que, ao apresentar esses sinais, a população deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, já que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.


(As informações são do Diário da Serra)

Comentários


bottom of page