Pedro Bial visita aldeia indígena na região e conhece pioneirismo Paresi-haliti na agricultura
- Da Reportagem

- 28 de ago.
- 1 min de leitura

O apresentador e jornalista Pedro Bial esteve na Aldeia Bacaval, em Campo Novo do Parecis (150 km de Tangará da Serra), nesta quarta-feira (27), acompanhado do ex-ministro e produtor rural Blairo Maggi (PP). A aldeia fica dentro da Terra Indígena, localizada a cerca de 45 km de Campo Novo.
Durante a visita, Bial conheceu de perto a cultura do povo Paresi-haliti e o pioneirismo dos indígenas dessa aldeia na produção agrícola. A comunidade é referência nacional por ter sido uma das primeiras a produzir soja em larga escala dentro de terras indígenas, em um projeto iniciado no começo dos anos 2000.
O jornalista também esteve no balneário Recanto do Pubi, às margens do rio Papagaio, na MT-235, entre Campo Novo do Parecis e Sapezal. Lá, Bial aceitou o desafio e desceu de rafting pelo rio, experimentando de perto a força das águas da região.
A passagem de Bial por Mato Grosso não é apenas por turismo. Ele está realizando gravações para um documentário que vai contar a saga da colonização, o avanço do agronegócio e os dilemas da infraestrutura no estado, com destaque para a Ferrogrão, ferrovia projetada para ligar Sinop a Miritituba, no Pará.
“Quero desenvolver um trabalho que faça justiça a essa história”, disse o apresentador, destacando que a experiência com os Paresi-haliti mostra a diversidade e as diferentes formas de produção que fazem parte do agronegócio brasileiro.









Comentários