top of page

Polícia Civil cumpre 21 mandados contra facção criminosa em cidades de Mato Grosso


A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (19.2) a Operação R2 – Refúgio Rastreado e cumpriu 21 ordens judiciais contra uma facção criminosa com atuação em Cáceres e região. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Cáceres, São José do Rio Claro e Cuiabá, com foco direto no enfrentamento à organização criminosa e na desarticulação de sua estrutura.

As ordens judiciais incluem cinco mandados de prisão cautelar, oito mandados de busca e apreensão, além das respectivas medidas de afastamento de sigilo. As determinações foram expedidas pelo Poder Judiciário após investigação conduzida pela Delegacia de Cáceres. Um dos alvos é um criminoso de 32 anos, identificado após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que aparece exaltando a facção.

O cumprimento dos mandados contou com o apoio de equipes da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), Delegacia de São José do Rio Claro e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). A operação integra os trabalhos da Operação Pharus – Farol da Justiça, dentro do programa Tolerância Zero, que faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil para 2026 no combate às facções criminosas em todo o Estado.

Durante as investigações, foram identificados endereços com estreita ligação com a facção, funcionando como casas de apoio logístico. Esses locais eram utilizados para armazenamento de drogas e armas, além de servirem como abrigo temporário para criminosos, operando como pontos estratégicos para a atividade ilícita. As buscas têm como objetivo reunir provas e enfraquecer a estrutura operacional do grupo.

O delegado responsável pelas investigações, Mauro Apoitia, destacou que a operação representa mais um passo firme no combate às facções e ressaltou a importância da participação da população. “As forças de segurança permanecem firmes e integradas no combate à criminalidade. Enquanto persistirem crimes violentos na cidade, especialmente homicídios, as ações policiais continuarão firmes. A Polícia Civil segue vigilante e atuante no enfrentamento às facções criminosas, não havendo espaço para o crime organizado em nossa região. Cada ponto de apoio desarticulado representa mais segurança para a sociedade. É fundamental que a população continue denunciando”, afirmou.

Comentários


bottom of page