Tarifa de água será reajustada a partir de junho em Tangará da Serra
- Da Reportagem
- há 2 horas
- 1 min de leitura

A partir de junho, a conta de água e esgoto em Tangará da Serra ficará mais cara. O Samae anunciou reajuste de 54,5%, seguindo determinação da Agência Reguladora ARIS-MT. Segundo a autarquia, o aumento é necessário para garantir a manutenção, ampliação e melhorias no sistema de abastecimento e tratamento da cidade.
O reajuste faz parte das exigências do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) para o tratamento de esgoto, que visa atender ao Marco Legal do Saneamento. A lei exige que até 2033 todos os municípios garantam acesso total à coleta e tratamento de esgoto. Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico continuarão com desconto de 50% na tarifa social.
O diretor do Samae, Marcos Scolari, explicou que o impacto maior será para quem consome mais água. “Sabemos do peso desse aumento, mas é essencial para manter os serviços e investir na expansão”, disse. Ele também garantiu que as famílias vulneráveis seguem protegidas pelos programas sociais.
Para viabilizar as melhorias, a Câmara de Vereadores aprovou mais de R$ 11 milhões em recursos para o Samae. Desse total, R$ 4 milhões serão usados na construção de duas elevatórias de esgoto e outra parte vai para elevar a represa Sitna, na ETA Queima Pé. As obras têm financiamento do BNDES, com contrapartida do município. (As informações são do Diário da Serra)
Comments